Infra-Estrutura

Para a consecução dos objetivos do seu projeto político pedagógico o Colegiado de Enfermagem da UNIVASF prevê a implantação da seguinte infra-estrutura:

Salas de aula

Os cursos da UNIVASF contam com  salas de aula climatizadas e com isolamento acústico, com capacidade para 60 pessoas cada. Para auxílio no desenvolvimento das atividades didáticas, os professores têm à disposição recursos audiovisuais e multimídia.

Laboratórios de Enfermagem

1 Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem

Atende aos módulos do curso cujos conteúdos demandam prática e atividades experimentais. Funcionando em instalações próprias o laboratório de semiologia e semiotécnica tem área física equivalente a 120m², em três ambientes iguais os quais reproduzem uma unidade de saúde, equipada com simuladores na perspectiva de melhor facilitar a construção do conhecimento do estudante neste campo prático. O espaço possui ainda seis leitos hospitalares, equipamentos e materiais utilizados para o desenvolvimento dos procedimentos de enfermagem.

2 Laboratório de Microbiologia

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Microbiologia foi estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos / turma. Tem a finalidade de dar suporte à disciplina de Microbiologia, pois propicia o estudo prático dos microrganismos como bactérias, fungos e vírus, caracterizando suas propriedades biológicas e auxiliando na compreensão dos princípios básicos para identificação e classificação dos microorganismos patogênicos e diagnosticar corretamente as doenças causadas por agentes microbianos.

3 Imunologia

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Imunologia foi estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma, em aulas práticas da disciplina de Imunologia. O laboratório está organizado com bancadas onde são disponibilizados equipamentos e vidrarias

4 Laboratório de Bioquímica

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Bioquímica é estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma, em aulas práticas das disciplinas de Bioquímica. Aulas práticas neste laboratório objetivam correlacionar melhor o conhecimento teórico da sala de aula com os seus aspectos práticos. Estimulam o aluno a ter um raciocínio científico frente aos fenômenos biológicos para que ele possa ter condições de resolver problemas referentes à sua profissão, contribuindo para o bem estar e saúde da população.

5 Laboratório de Microscopia

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Microscopia é estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos /turma, este laboratório tem a finalidade de dar suporte às aulas práticas de diversas disciplinas que dependam da utilização de microscópios ópticos para sua realização. Dentre estas: histologia, patologia geral e patologia específica (matéria contemplada nos diversos módulos de acordo com o currículo modular integrado).

6 Laboratório de Farmacologia

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Farmacologia conta com uma estrutura preparada para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma, em aulas práticas dos conteúdos de Farmacologia; buscando contemplar a carga horária prática proposta no currículo para esta disciplina. A farmacologia é uma ciência essencialmente prática, pois tem por base fundamentos seguros de fisiologia, patologia e bioquímica.

7 Laboratório de Fisiologia

A disciplina de fisiologia é um dos alicerces da formação dos profissionais da área de saúde. O Laboratório de Fisiologia é necessário na integração entre a teoria e a prática, auxiliando o aluno na compreensão plena do objeto de estudo ao mesmo tempo em que oferece treinamento da prática científica.

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de e Fisiologia está estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma em aulas práticas das disciplinas de Bases Morfofisiológicas.

8 Laboratório de Anatomia

O ensino prático da Anatomia Humana é essencial no aprendizado desta disciplina. Este laboratório, localizado em uma área física de 150m2, está estruturado para atender a 40 (quarenta) discentes/ turma, em aulas práticas conforme as necessidades demandadas pelos conteúdos de Bases Morfofisiológicas e tem a finalidade de dar suporte ao aprendizado desta matéria com o auxílio de estudo de cadáveres e peças anatômicas.

9 Laboratório de Habilidades

Atende aos módulos do curso cujos conteúdos demandam prática e atividades experimentais, a exemplo dos conteúdos de semiologia e semiotécnica constantes nos módulos Práticas do Cuidar I e II; Saúde do adulto e do Idoso, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher e gênero; Cuidados ao paciente em estado critico. Este laboratório está equipado com simuladores na perspectiva de melhor facilitar a construção do conhecimento do estudante neste campo prático.

10 Laboratório de Genética e Biologia Molecular

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Genética e Biologia Molecular foi estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma, em aulas práticas das disciplinas de Genética. O laboratório está organizado com bancadas onde são disponibilizados equipamentos e vidrarias. E equipado com equipamentos modernos para mostrar aos alunos as principais ferramentas da genética e da biologia molecular.

11 Biotério (Sala de Preparo de Animais)

O campus da UNIVASF em Petrolina conta com um biotério para dar suporte à realização de atividades de ensino e pesquisa. Em uma área física aproximada de 40 m2, o Biotério está estruturado para atender as disciplinas de Fisiologia Humana e Farmacologia e fica localizada na fazenda experimental. Possui animais como ratos, camundongos e cobaias para a realização de aulas práticas das disciplinas dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Laboratório de Anatomia

Localizado em uma área física de 150m2, o Laboratório de Anatomia está estruturado para atender a 40 (quarenta) discentes/ turma, em aulas práticas conforme as necessidades demandadas pelos conteúdos de Bases Morfofisiológicas e atende a todos os cursos da área de saúde e está bem estruturado:

• 01 sala de aula composta por 09 (nove) bancadas de alvenaria revestidas em granito, com ducha de água dispostas de forma central; e 01 (uma) bancada de alvenaria com pia e dois tanques;

• 01 sala destinada a guarda de peças anatômicas (ossos)

• 01 sala destinada a guarda de peças anatômicas com 03 (três) tanques de formol;

• 01 sala injetora para o preparo de peças anatômicas

• 01 sala de dissecção para o preparo de peças anatômicas

Laboratório de Informática

O laboratório encontra-se equipado com 20 micros, todos conectados a Internet e com equipamentos multimídias, a fim de atender aos alunos nos conteúdos que necessitam deste recurso. Em todos os módulos (o)s discentes desenvolvem pesquisa em sites de busca para fichamento e elaboração de relatórios de pesquisa.

Biblioteca

Para o bom e pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas dos cursos da UNIVASF, temos uma biblioteca com sistema de empréstimo automatizado, disponibilizando um acervo de aproximadamente 10.000 volumes (entre obras de referência e de empréstimo) em área adequadamente climatizada, contando com uma área individual e 4 salas de estudos em grupo com capacidade para 8 pessoas, bem como um conjunto de 6 microcomputadores com acesso à Internet e de utilização exclusiva para fins de pesquisa em bases de dados técnicocientíficas (com destaque para os serviços disponibilizados pela CAPES), bancos de dados de bibliotecas universitárias e similares. A referida biblioteca oferecerá o serviço de Comutação Bibliográfica – Comut, permitindo ao usuário a obtenção de cópias de artigos e teses existentes em outras bibliotecas do país.